top of page

XVIII IFNOPAP

 

PARTICIPANTES JÁ CONFIRMADOS

 

Leopoldo Bernucci – Professor na Universidade da Califórnia, Davis, pesquisador da obra de Euclides da Cunha.

 

Antônio Freire – Professor na Universidade de Lisboa, especialista em Padre Antonio Vieira

 

Antonio Dimas – Professor de Literatura na Universidade de São Paulo, pesquisa sobre Gilberto Freyre e Modernismo.

 

Ana Suely Arruda – Professora da Universidade de Brasilia, pesquisa em línguas indígenas e Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre a Amazônia

 

Luísa Ponciano – Professora de Geologia, Paleontologia e Patrimônio da UNIRIO, Consultora em Projetos de Salvamento do Patrimônio Paleontológico.

 

Vivian K. Zeidemann – Formada na School Natural Resources and Environment, University of Florida, é pesquisadora do Departamento de Economia da UFPA

 

João de Jesus Paes Loureiro - Professor de Estética, História da Arte e Cultura Amazônica, na Universidade Federal do Pará. Entre várias obras publicadas está "Cultura Amazônica - Uma Poética do Imaginário"

 

Violeta Loureiro – Professora da Universidade Federal do Pará, na área de Sociologia do Desenvolvimento e Metodologia das Ciências Sociais.

 

Maria Angelica Motta Maués - Professora no Depto de Ciências Sociais da UFPA. Atua na área de Antropologia urbana, com interesse de pesquisa em: gênero, família, infância.

 

Cleo Busatto -  Escritora e mediadora em projetos sobre oralidade, leitura e literatura infanto-juvenil. Pesquisa sobre narração oral no meio digital. Mestre em Teoria Literária  pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Regina Stela Barcelos Machado - Professora de Graduação na área de Licenciatura no departamento de Artes Plásticas/ECA/USP. Área de Conhecimento: Arte Educação, Contos tradicionais, Tradição Oral e Literatura Infantil.

 

Margareth Marinho – Professora de Literatura da UNIPAC Juiz de Fora

 

Francisco Gregório – Um dos organizadores do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, implantado na Biblioteca Nacional (1992 a 1996), desenvolve oficinas de formação de contadores de histórias para educadores sociais, estudantes e profissionais de diferentes áreas. 

 

Iva Rothe – Cantora e compositora de Belém do Pará. Gênero: Pop Paraense. CDs lançados: Aluguel de Flores (2001), Mantras (2005) e APARECIDA (2010). Selo: NA Music.

 

Olivar Barreto – Intérprete paraense com dois CDs gravados, além de participações em shows e festivais. Atualmente produz seu terceiro Álbum.

 

Eliana Cutrim – Professora de piano, Música Popular Brasileira e História da Música da Escola de Música da Universidade Federal do Pará e professora de Prática Instrumental-Piano do Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística-Habilitação em Música da Universidade do Estado do Pará. 

 

Dadadá – Músico Percursionista Paraense

 

Nego Nelson -  Violonista e compositor, professor, atua como gerente de oficinas de música. Possui formação erudita, jazzista e música popular de todos os estilos.

 

Paulo José Campos de Melo – Músico erudito, fez recitais dedicados à música brasileira paraense em Munique e Berlim

 

Eder Jastes – Professor da escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). é pesquisador da Dinâmica Cultural nas danças tradicionais da Amazônia

 

Jaime Amaral – Bailarino profissional, coreógrafo e atua como professor de dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). 

 

Viviane Menna Barreto – Coordenadora de Extensão Universitária na Faculdade Estácio - Produziu o mapa Pictográfico da Cultura Ribeirinha da Amazônia Paraense.

 

 

Jorge Bodanzky - Cineasta e fotógrafo.  Seu mais conhecido e premiado filme, "Iracema, uma transa amazônica" de 1974 , censurado por seis anos no Brasil e produzido para a ZDF, da Alemanha. Seus últimos trabalhos são os documentários Pandemonium, Transanarquia e Sociologia da Crise, 2011.

 

Luís Adriano Daminello  - Professor de Fotografia no Curso de Cinema da Faculdade de Artes Visuais da UFPA, pesquisador de Etnografia Visual, realizou a série de Documentários sobre as pesquisas folclóricas do escritor Mário de Andrade

 

Paulinho Assunção – Percursionista Paraense.

 

Waldiney Machado - Músico percussionista, pesquisa realizada pelo Projeto de Criação/Experimentação do IAP, oferecido na Diretoria de Bolsas de Criação, Pesquisa, Experimentação e Divulgação Cultural do instituto.

 

Armando Sobral -  Professor da Universidade Federal do Pará, vem prestando assessoria técnica para instituições públicas do estado que atuam nas áreas educacional e cultural.

 

Célia Maracajá – Atriz e realizadora audiovisual.

 

Tambla Almeida – Cineasta de Cabo Verde realizador do filme Ulime

 

Sofia Marques – Cineasta Portuguesa realizadora do filme 8816 versos.

A coordenação do projeto é de Luiz Adriano Daminello, professor do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará, cineasta e fotógrafo, com especialização em cinema etnográfico e realizador da série de documentários que refez a expedição Missão de Pesquisas Folclóricas comandada por Mario de Andrade em 1938.

 

Durante a viagem de barco os participantes do NORTEAR terão contato com cientistas e artistas pesquisadores que estarão apresentando seus trabalhos no IFNOPAP, sobre os mais variados aspectos referentes à Amazônia. Veja ao lado a lista dos participantes confirmados.

 

Ao se inscrever no NORTEAR, você já começa a ter orientações para a elaboração do projeto que pretende realizar. Antes da viagem em agosto, acontecerá ainda uma oficina presencial, com o cineasta Jorge Bodanzky.

 

Nos municípios visitados, Oriximiná, Santarém e Belterra, os participantes irão se envolver com a cultura e a paisagem dos povos da floresta, tendo como guias os realizadores e personagens locais. 

O projeto NORTEAR é um encontro artístico, uma experiência e realização audiovisual e fotográfica, em viagem de barco pelo Rio Amazonas, parceria com o XVIII Encontro Internacional do IFNOPAP / VIII Campus Flutuante da UFPA.

 

Uma expedição reveladora, registrando em imagens e sons novos pontos de vista sobre a região, a floresta, o rio, os povos e sua cultura. Serão 9 dias, percorrendo de barco a região de Belém, Santarém, Belterra e Oriximiná, onde os artistas irão produzir suas obras.

 

Os trabalhos contarão com a orientação de um dos cineastas mais atuantes na região, o diretor e realizador Jorge Bodanzky, que tem feito um importante trabalho de documentação com filmes exibidos dentro e fora do Brasil.

Veja mais sobre o desenvolvimento dos projetos

Veja mais sobre a viagem da expedição

bottom of page